Casa do Saber

A Casa do Saber é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atua na comunidade da Vila Maria – Lagoa Santa/MG, desde 2004.

Tem como missão promover conhecimentos e experiências enriquecedoras, através da educação e da cultura, que resultem na transformação da vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidades diversas.

Nosso compromisso e desafio:

  • busca contínua de inovação, em sintonia com as necessidades e demandas da comunidade;
  • competência e eficácia na gestão e no alcance de resultados;
  • ética e transparência na relação com parceiros e na administração dos recursos destinados aos projetos;
  • satisfação e desenvolvimento de todos os envolvidos.

A Casa do Saber é um projeto sério e bem sucedido. É uma conquista compartilhada por pessoas identificadas com as causas sociais e a defesa de direitos, algumas delas, atuantes desde sua fundação.

Acompanhe sua evolução na linha do tempo:

2004: A Casa do Saber iniciou suas atividades com o objetivo de possibilitar oportunidades de desenvolvimento a pessoas de baixa renda, aliando-se para isso, à solidariedade das artesãs e mestras de ofícios da região que compartilharam seus saberes contribuindo para a geração de renda e o fortalecimento da comunidade local.

2007: Ampliação do alcance das atividades para atender à crescente demanda da comunidade por emprego/renda. Desenvolvemos cursos para orientação e capacitação profissional, atendendo a jovens e adultos. Atuamos na interconectividade das áreas: sócioeducativo, sócio-cultural e sócioeconômica, buscando envolver também as famílias e a escola nos processos.

2010: Com o intuito de impulsionar e profissionalizar o trabalho, desenvolvemos projetos, firmando convênio com a Prefeitura Municipal de Lagoa Santa e algumas empresas do setor privado, o que possibilitou atender a um público maior, com maior dinamismo e melhores resultados.

2014: Aprovamos projeto no Ministério da Cultura (MINC), através da Lei de Incentivo Fiscal (Lei Rouanet) para desenvolvimento de atividades socioculturais – Execução 2015/2016.

2015/2016: Para o desenvolvimento deste projeto, durante os dois anos, a Casa do Saber teve como Patrocinador o Instituto Unimed-BH, sendo estes recursos destinados através de parte do Imposto de Renda de médicos cooperados Unimed.

Salientamos a importância desta parceria para a realização destas ações, de suma relevância para a comunidade, atestando a confiança do Instituto Unimed-BH em nosso trabalho, o que muito nos honra.

2017: Encaminhamos novo projeto para aprovação no Ministério da Cultura, visando a continuidade deste importante trabalho em andamento, para o atendimento a 120 crianças e adolescentes que não contam com outras possibilidades de desenvolvimento, socialização e lazer, além das oferecidas pela Escola Pública.

– A Casa do Saber conta, também, com a renovação de convênio/2017 junto à Prefeitura Municipal de Lagoa Santa, para o desenvolvimento de outras atividades, atendendo à grande demanda da comunidade.